Uma velha lição de marketing que gera resultados extraordinários

Dois irmãos, Hércules e Herculano, sócios em uma empresa, não se entendiam. Haviam  tentando inúmeras formas de gestão, mas tinham idéias muito diferentes de como administrar o negócio, como viam que os choques acabavam afetando as relações familiares decidiram dividir o patrimônio.

Para evitar problemas decidiram que não falariam de negócios quando se encontrassem.

Dessa forma cada qual teria sua empresa e a administraria da forma que julgasse melhor.

Como ainda achavam que tinham que provar um para o outro quem tinha os melhores conceitos  mantiveram a fabricação do mesmo produto com marcas totalmente novas.

Um procurava ser mais criativo que o outro, mantendo sempre a qualidade para satisfação dos consumidores.

Com o tempo as equipes da empresa de Hércules começaram  a notar que os produtos de sua  empresa eram melhores do que da empresa  de Herculano, mas sem que as diferenças fossem significativas. Estas só eram percebidas pelas pessoas que tinham profundo conhecimento do assunto.

Ao mesmo tempo viam que a empresa de Herculano  a superava  em faturamento, ocupação de mercado, em crescimento e para espanto geral não era a que tinha o melhor produto.

Aquilo, para os puristas em gestão   da empresa de Hércules, parecia um grande absurdo, principalmente quando notaram que Herculano conseguia  melhores  preços  no mercado.

Começaram a estudar a situação e à medida que avançavam descobriam coisas  surpreendentes.

Os salários da empresa de Herculano  eram melhores, sua produtividade maior, as entregas mais rápidas, a satisfação dos revendedores e dos consumidores plenamente atendidas, mas como se eles não tinham os melhores produtos?

Numa pesquisa junto aos  consumidores entenderam que essa empresa conhecia as necessidades e expectativas do mercado  e procurava atende-las, sem excessos  na qualidade, fabricando seus produtos de forma eficiente, eficaz e sem desperdícios.

Esse aspecto objetivo gerava economias substanciais que a permitia  investir em comunicação, informando o consumidor, educando, persuadindo e lembrando-os dos benefícios que a empresa oferecia ao mercado e dos produtos que colocava à disposição.

Descobriram também que as pessoas compravam os produtos não só por causa do que  estes faziam, mas pelo que significavam conceitualmente em qualidade, status e  reputação.

À medida que pesquisavam notavam que também passavam a ter simpatia pelas ações da empresa de Heculano, recomendando muitas vezes copiar algumas de suas ações para desconforto de Hércules.

A marca cada dia mais se consolidava e tornava a equipe de vendedores adversários terríveis, difíceis de serem batidos.

Estes ocupavam cada vez mais espaço no mercado, eram recebidos com interesse pelos revendedores, faziam apresentações mais seguras, eram melhores informados e mostravam interesse e sintonia total com a empresa que representavam.

Rendendo-se as evidências, ainda aborrecido com a falta de sucesso, Hércules procurou Herculano, para conversar e procurar aprender alguns conceitos novos sobre gestão.

Herculano, disposto a ajudar o irmão, o recebeu com grande simpatia e ao ser questionado sobre o segredo do sucesso de sua empresa, lembrou Hércules de uma pequeno segredo de infância, dizendo :

-“Hércules, lembra-se quando vovó nos dizia que os ovos das  patas  são maiores e famosos por curarem algumas  enfermidades, mas  os que são procurados e largamente consumidos são os das galinhas?”

-“Quando perguntávamos por que ela nos dizia:  Simplesmente porque todos sabem quando uma galinha bota um ovo, ela faz a maior barulheira!”.

– “Refletindo sobre nossa infância e nossas discussões empresariais lembrei-me dessa lição e é o que aplicamos na empresa”.

-“Quando enviamos nossos produtos no mercado fazemos a maior barulheira, isso mostra que vovó estava certa”.

-“As galinhas são especialistas em tornar público seu produto e a propagar a informação”.

-“Aplicamos em nosso negócio, apenas uma velha lição! “

Ivan Postigo
Economista,  Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP
Autor do livro: Por que não? Técnicas para  estruturação de carreira na área de vendas 
www.postigoconsultoria.com.br

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