Priorização de Projetos

Atualmente, em razão da pressão imposta pelo mercado, situação econômica entre outros fatores, as empresas devem conduzir seus projetos com o mínimo possível de recursos, e quase sempre a demanda por recursos é maior do que sua disponibilidade, neste cenário que se revela torna-se cada vez mais importante uma gerência e priorização de Projetos.

A priorização pode levar em conta indicadores financeiros como IRR(Internal Rate of Return), ROI(Return of Investment), ou outros indicadores que apóiem a priorização. Porém somente indicadores financeiros não levam em conta fatores como risco, utilização de recursos, alinhamento dos objetivos do projeto de acordo com os objetivos organizacionais ou estratégia de negócio da empresa.
Uma ferramenta conhecida como Cranfield Grid é muito utilizada na análise de portfólio de projetos de TI, esta técnica visa agrupar os projetos como sendo dos tipos informações estratégicas, vantagens estratégicas(alto potencial), operacional e suporte.

    • Projetos do tipo informações estratégicas
      Projetos para fornecer idéias para a tomada de decisões estratégicas, a saída é a informação.
      Têm alto risco, porém baixo impacto nas operações de negócios correntes.
      Exemplo: Um projeto de criação de uma pesquisa de mercado sobre um produto atual, pois esta pesquisa fornecerá informação para uma decisão estratégica.
    • Projetos do tipo vantagens estratégicas(alto potencial)
      São projetos considerados críticos para o sucesso, podem facilmente ser relacionados aos Fatores Críticos de Sucesso da organização e mudarão a forma de negócios da empresa.
      Têm alto risco e alto impacto nas operações de negócios correntes.
      Exemplo: Um projeto de remodelagem de um site da empresa, visando o e-commerce. Este projeto pode ser citado como exemplo desse tipo, pois atua sobre as vendas da empresa tornando-o crítico (supondo que um Fator Crítico de Sucesso seja atingir clientes por meio do comércio eletrônico), esta empresa passará a atingir outro nicho de mercado (mudando a forma de negócios da empresa).
  • Projetos do tipo Operacional
    Projetos em que o negócio depende de seu funcionamento interno, porém não são críticos para uma posição competitiva.
    Têm baixo risco e baixo impacto nas operações de negócios correntes.
    Exemplo: Um projeto interno de controle de aprovação de verbas da empresa causa dependência para o funcionamento interno da empresa, porém se este sistema parar um plano de contingência faz com que ele não afete a posição da empresa.
  • Projetos do tipo Suporte
    Projetos que são críticos ao sucesso do negócio, reduzem custos e aumentam a produtividade e eficiência .
    Têm baixo risco e alto impacto nas operações de negócios correntes.
    Exemplo: Projeto para conferência de itens de uma linha de produção, é crítico ao negócio, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
    A seguir é representado graficamente os agrupamentos de projeto e sua classificação:

[diagrama_CranfieldGrid.gif]

Colocando-se esses dados no Microsoft Excel, têm-se a seguinte representação:

 Nesse caso fica evidente que o Projeto de maior prioridade é o “Projeto B” com valores 5 de risco e 5 de impacto (os valores representados aqui são apenas ilustrativos e para demonstrar aqui a técnica foi um tanto simplificada, podendo ser mais elaborada com relação aos valores).
Existem no mercado softwares para auxiliar na gestão de portfólio de projetos, estes softwares facilitam muito a tomada de decisão, agilizando a priorização e despriorização de projetos, alocação de recursos , demonstrando a situação atual dos projetos em interfaces gráficas que tornam mais intuitiva a escolha por projetos. Alguns softwares de gestão de portfólio são citados abaixo:

Microsoft Office Project Portfolio Server 2007
Software para gerenciamento de portfólio da Microsoft, algumas telas de sua interface gráfica são demonstradas abaixo:


Maiores detalhes sobre o Microsoft Office Project Portfolio 2007 no endereço a seguir

Oracle Primavera Portfolio Management
Software para gerenciamento de portfólio da Oracle, algumas telas de sua interface gráfica são demonstradas abaixo:


Maiores detalhes sobre o Oracle Primavera Portfolio Management no endereço a seguir

IBM Rational Portfolio Manager
Software para gerenciamento de portfólio da IBM, algumas telas de sua interface gráfica são demonstradas abaixo:

Maiores detalhes sobre o IBM Rational Portfolio Manager no endereço a seguir

Leave a Comment (0) ↓