O que é Business Case no PRINCE2

O que é Business Case?metodologia-de-gerenciamento-de-projetos

O Business Case é o principal documento utilizado na metodologia Prince2 para avaliar se o projeto é (e permanece) viável e justificavel, e fornece a resposta para a pergunta: O investimento ainda vale a pena para este projeto?

O Comitê Diretor do Projeto e as partes interessadas devem focar os esforços do projeto no Business Case. Em outras palavras, o Business Case trata da viabilidade do projeto durante seu ciclo de vida e qualquer decisão é baseada neste documento.

O Business Case não é estático, sendo assim, é extremamente normal que seja atualizado, principalmente em cada estágio do projeto, com as informações de escopo, custos, prazo, riscos, qualidade e benefícios.

Ao tomar decisões de investimento, é importante verificar quais são os benefícios esperados e medi-los no decorrer do projeto, sempre levando em consideração o grau de risco e nível de investimento.

No PRINCE2, o Business Case é desenvolvido no início do projeto e mantida durante toda a vida do projeto, sendo verificado formalmente pelo Comitê Diretor do Projeto em cada estágio do Projeto (ponto de decisão), com avaliações do estágio final, e os benefícios confirmados caso já comecem a ser gerados.

Em alguns casos o projeto pode ser iniciado com um Business Case Existente (Gerenciamento corporativo ou do programa), desta forma, será refinado durante o início.

Em breve, você contará com várias novidades

Leave a Comment (0) ↓