Marketing Global: “A Bola da Vez!”

Marketing Global: “A Bola da Vez!” – Estamos muito próximos da Copa do Mundo de Futebol em 2010. Desta vez, a sede será um dos países que ao contrário do apartheid, reunirá milhões de pessoas para assistir a um dos esportes mais populares do mundo, O FUTEBOL.

A África do Sul, país integrante do continente africano composto por diversidade lingüística, cultural e religiosa, reflete a complexidade e as dificuldades propostas aos profissionais de marketing que atuarão nesse cenário extremamente competitivo dentro e fora do campo.

Parafraseando Kotler e Keller em Administração de Marketing (2006, p.4) “O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais […] de modo lucrativo”, nos faz pensar, quais serão as estratégias mercadológicas globais aplicáveis e este grandioso evento?

Do ponto de vista mercadológico e mais especificamente o da comunicação, este evento será uma valiosa oportunidade para ações de branding, incluindo divulgação e promoção de produtos globalizados. O “mundo” estará de olho na África do Sul. Observar o comportamento do consumidor durante o evento, identificar e compreender as preferências do cliente estrangeiro, a cultura competitiva do local, normas e leis, além dos aspectos “multiculturais”, se torna fundamental para que a oportunidade do momento seja proveitosa.

Pois bem, resta pouco tempo. É momento de aquecer o time empresarial para que as atividades de marketing sejam as mais eficazes possíveis e assim vislumbrar quais serão as possibilidades futuras de negócios.A frase, “O importante é competir……”, não é válida para o momento.

Competir, ganhar e sustentar uma vantagem competitiva no mercado global, poderá ser “A BOLA DA VEZ!”

Bola pra frente Brasil!

Leave a Comment (0) ↓