Archive for Marketing e Vendas

O fracasso das empresas na luta pelo mercado

O modelo de gestão no nosso mercado não tem predileção por manuais, estatísticas, trabalho coordenado e orientado, onde o grupo seja o foco e não o indivíduo. A relação é o chefe e o vendedor, o atleta e o treinador, o professor e o aluno, o comandante e o comandado, com grande tendência à individualidade. […]

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No ritmo da comoditização: Instrumentos musicais

A capacidade do homem de desenvolvimento tecnológico tem superado a sua capacidade de entender os anseios dos consumidores. Na realidade os seus próprios. Essa afirmação pode ser questionada da seguinte forma: O fato do homem ter criado um produto não quer dizer que ele percebeu necessidades e expectativas a serem atendidas? Isso é verdade para […]

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Todos os caminhos levam a Roma, nem todos à Cesar

Nas caravanas de comércio, em volta das fogueiras, contava-se a história do homem que enlouqueceu em Roma e não viu Cesar. Ainda que diminuída e aumentada pela repetição, era mais ou menos assim: Em uma cidade distante morava um rico comerciante. Seu sucesso com suas caravanas e seus mascates havia lhe conferido fama, prestígio e […]

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A mágica da perpetuação de resultados positivos

A história empresarial no mundo pode nos mostrar uma infinidade de empresas e empreendimentos que tiveram um crescimento assustador  e geraram lucros fabulosos. Muitas é verdade  por um período muito curto. As razões de sucesso e fracasso são muitas, desde a chamada sorte até a competência fora do comum de alguns aventureiros que acreditaram no […]

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Os males da concorrência

Acredito que noventa e nove por cento dos materiais que encontramos a respeito de concorrência dirá que ela é salutar. Há fortes argumentos para sua defesa, que vão desde o aprimoramento dos produtos com melhoria de qualidade até a redução de preço, permitindo maior acesso aos consumidores. Artigos, teses, defesas de pontos de vista, não […]

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Clínica de vendas

Na nossa vida profissional quantas vezes não nos deparamos com situações complexas e percebemos que há um desempenho irregular na nossa equipe, contudo temos dificuldades de identificar e isolar os problemas? Com aquecimento do mercado muitas empresas passam por essa situação, pois vêem os concorrentes avançando sem conseguir a mesma reação e resultados semelhantes. Podemos […]

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A mágica do estabelecimento dos preços de venda

Esse assunto, formação do preço de venda, dependendo da forma como for tratado, como se diz popularmente, vai longe! Grosso modo somaríamos todos os custos para obter um produto e deixá-lo em condições de venda, agregaríamos os impostos, o lucro desejado e os custos do frete para entregá-lo, se fosse o caso, pronto ai está […]

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Aprendendo com o aprendiz

Nunca sabemos tudo, sempre há algo que desconhecemos. Percebo que minha ignorância aumenta com o aprendizado. Quando me ouviu dizer essa frase, um amigo me olhou muito sério e disparou: – Bebeu? E, claro, tive que aguentar as provocações, pois me dizia, sem parar: – conhecimento deixa culto e não “curto”. Hoje eu rio, quando […]

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Cálculo do preço de venda – Um assunto negligenciado

O desenvolvimento das profissões e a qualidade dos profissionais estão na razão direta de seu exercício e aplicação. Não há mistério, nem novidade nessa afirmação, correto? Temos lido matérias que tratam da carência de profissionais de contabilidade experientes. Isso já era esperado. A queda da inflação e o desenvolvimento dos ERP – Sistemas de gestão […]

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Análise do preço de venda e da margem de contribuição – A continha que preserva e gera empregos

O estabelecimento do preço de venda é uma decisão estratégica para conquista de mercado e geração de margens que permitam a sobrevivência da empresa e seu crescimento. Quando esta frase foi aprovada pelo grupo que debatia a questão e queria uma definição para abrir a apresentação da próxima reunião, eis que um dos integrantes, sempre […]

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