Archive for Marketing e Vendas

Produtos – “BBB”- Bom, Bonito e Barato!

Qualidade, beleza e preço baixo são atributos básicos que os consumidores valorizam em suas decisões de compra. A qualidade final de um produto é resultado da utilização de matérias-primas excelentes, processos produtivos bem realizados e atendimento adequado. Ao considerar um produto “bonito”, estamos atribuindo a ele características que o diferenciam dos demais, mas na essência, estamos […]

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A validação estratégica – Um desafio cotidiano

Sabe-se que estratégia empresarial é um plano de ação em busca de objetivos específicos que a empresa almeja alcançar.  Para que a estratégia obtenha sucesso, a sua formulação e implementação precisam ser compatíveis com a “mentalidade” organizacional e com a sua estrutura formal. A estratégia poderosa é aquela que esta em consonância com a realidade […]

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O Cliente apóstolo

Ouvíamos um prospect que está há décadas trabalhando sem sucesso em um projeto, este nos mostrava tudo o que já tinha feito e tentado, sem êxito. Uma pessoa bem informada, com excelentes conhecimentos teóricos, mas preparada para refutar toda e qualquer sugestão apresentada. Por que razão alguém conversaria com especialistas se a predisposição é de refutação? Uma atitude […]

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O vendedor evangelista e a fé corporativa.

Aspectos importantes, mas nem sempre tratados com o devido cuidado, são  a declaração de missão da empresa e sua propagação. Vender não significa apenas trocar nossos  bens, foco de negócios, por dinheiro, afinal o objetivo não é realizar uma única operação. É a repetição que garante o sucesso. Não fosse assim bastaria colocar nossos produtos em consignação ao […]

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A comoditização não depende do produto, mas da visão empresarial

É inegável que os avanços tecnológicos têm permitido fabricar produtos cada vez melhores, mais baratos, gerando uma brutal concorrência, dificultando ao consumidor a diferenciação e facilitando-lhes o acesso. Também é verdade que qualquer produto pode ser diferenciado, basta ir ao mercado e você vai encontrar  os que se destacam, tem sua qualidade reconhecida, até por […]

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A extraordinária capacidade de gerar resultados de nossas empresas

Um volume significativo de empresas não tem conseguido nestes últimos 5 anos melhorar seus resultados e sua posição de caixa, embora encontremos casos de sucesso no mercado. Imaginar que uma empresa pode acrescentar ao seu caixa, em 5 anos, um valor equivalente a um faturamento mensal livre de qualquer custo ou despesa pode parecer exagerado? […]

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O poder do criador e da criatura na gestão empresarial

Você já se deu conta de quantas obras conhece, admira, sem contudo identificar o criador? Podemos falar em músicas, poesias, histórias, quadros, esculturas, edifícios, pontes, bens de consumo como sabão, sabonete, pasta de dente, desodorante, computadores, softwares, sistema de gestão e muitos outros. Podemos dizer que estamos mais encantados com a criatura do que como […]

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Marketing, esse tema misterioso

Quando você pensa em marketing  o que esse termo significa para você? Muitos  dirão que é o mesmo que vendas, outros que se refere a propaganda , alguns que o termo está ligado a colocação de produtos nos revendedores, disponibilização para o consumidor final, preparação dos pontos de venda e controle dos estoques para manter o fluxo […]

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Uma velha lição de marketing que gera resultados extraordinários

Dois irmãos, Hércules e Herculano, sócios em uma empresa, não se entendiam. Haviam  tentando inúmeras formas de gestão, mas tinham idéias muito diferentes de como administrar o negócio, como viam que os choques acabavam afetando as relações familiares decidiram dividir o patrimônio. Para evitar problemas decidiram que não falariam de negócios quando se encontrassem. Dessa forma cada […]

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Lojas multimarcas e a complexa relação com os fornecedores

Poucas situações na vida nos ensinam tanto quanto o envolvimento em negociações onde as relações de poder e interesses parecem divergentes, mas não são. Qual  o público a ser alcançado pelos gestores das lojas multimarcas e seus fornecedores? Analistas descuidados poderiam tratar as lojas multimarcas como clientes finais dos fornecedores e os consumidores como clientes […]

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