História da UML

A UML tem origem na compilação das “melhores práticas de engenharia” que provaram ter sucesso na modelagem de sistemas grandes e complexos. Sucedeu aos conceitos de Booch, OMT (Rumbaugh) e OOSE (Jacobson) fundindo-os numa única linguagem de modelagem comum e largamente utilizada. A UML pretende ser a linguagem de modelagem padrão para modelar sistemas concorrentes e distribuídos.

A UML ainda não é um padrão da indústria, mas esse objetivo está a tomar forma sob os auspícios do Object Management Group (OMG). O OMG pediu informação acerca de metodologias orientadas a objetos que pudessem criar uma linguagem rigorosa de modelagem de software. Muitos líderes da indústria responderam na esperança de ajudar a criar o padrão.

Os esforços para a criação da UML tiveram início em outubro de 1994, quando Rumbaugh se juntou a Booch na Rational. Com o objetivo de unificar os métodos Booch e OMT, decorrido um ano de trabalho, foi lançado, em outubro de 1995, o esboço da versão 0.8 do Unified Process – Processo Unificado (como era conhecido). Nesta mesma época, Jacobson se associou à Rational e o escopo do projeto da UML foi expandido para incorporar o método OOSE. Nasceu então, em junho de 1996, a versão 0.9 da UML.

Mais informações: A construção da Uml teve muitos contribuintes, mas os principais atores no processo foram GRANDY BOOCH, JAMES RUMBAUGH e IVAR JACOBSON. Esses três pesquisadores são chamados de “os três amigos”. No processo de definição da UML, procurou-se aproveitar o melhor das características das notações preexistentes, principalmente das técnicas propostas anteriormente pelo três amigos (essas técnicas eram conhecidas pelos nomes de Booch Method, OMT e OOSE). A notação definida para a UML é uma união das diversas notações preexistentes, com alguns elementos removidos e outros adicionados com o objetivo de torná-la mais expressiva.

Finalmente em 1997, a UML foi aprovada como padrão pelo OMG(Object Management Group – um consórcio internacional de empresas que define e ratifica padrões na área de Orientação a Objetos (www.omg.org).

A UML é uma linguagem visual para modelar sistemas orientados a objetos. Isso quer dizer que a UML é a linguagem constituída de elementos gráficos (visuais) utilizados na modelagem que permitem representar os conceitos do paradigma da orientação a objetos.

Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/UML#Hist.C3.B3ria

Leave a Comment (0) ↓