A validação estratégica – Um desafio cotidiano

Sabe-se que estratégia empresarial é um plano de ação em busca de objetivos específicos que a empresa almeja alcançar.  Para que a estratégia obtenha sucesso, a sua formulação e implementação precisam ser compatíveis com a “mentalidade” organizacional e com a sua estrutura formal.

A estratégia poderosa é aquela que esta em consonância com a realidade interna e externa da empresa validada diariamente (AURELIANO, 2009).

A análise criteriosa do ambiente interno da empresa possibilitará o conhecimento das suas reais forças e o direcionamento das ações estratégicas junto aos funcionários.

Estratégia é uma força mediadora entre a organização e o seu meio envolvente: um padrão no processo de tomada de decisões organizacionais para fazer face ao meio envolvente. (MINTZBERG, 1988).

O equilíbrio entre ambiente interno e externo é resultado da adequação da empresa as mutações das variáveis externas, como exemplo, mudanças políticas e ou econômicas. A validação da estratégia é talvez uma das etapas de maior importância neste processo, além de ser contínua, demanda esforço. Monitorar apenas os ambientes é insuficiente. A empresa ao optar por determinado plano de ação tem por obrigação verificar quais são os resultados positivos conseqüentes da ação estratégica implementada. A determinação do prazo e da freqüência desta monitoração poderá variar de acordo com os objetivos e as metas específicas de cada organização e nunca deverão ser ignorados.

Independentemente do tamanho da empresa, do setor de atuação e do número de funcionários, percebe-se que o pensamento estratégico acabou fazendo parte do dia-a-dia corporativo sendo indispensável para a empresa moderna que busca se destacar melhorando os seus objetivos organizacionais com menores custos, melhores oportunidades e estratégias mais eficazes.

Sucesso.

Leave a Comment (0) ↓