Gerenciamento das comunicações do projeto
O gerenciamento das comunicações do projeto é a área de conhecimento que emprega os processos necessários para garantir a geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada (PMBOK® – Capítulo 10 – p. 221).
A comunicação é um fator crítico de sucesso para o projeto, Kerzner (2003), define a comunicação como vital ao projeto. Pode estar nela a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto.
Estabelece vínculos importantes entre as pessoas, idéias e informações necessárias para o sucesso do projeto. Todas as pessoas envolvidas no projeto devem estar preparadas para enviar e receber informações, e devem compreender também como as informações em seu poder podem afetar o projeto.
Referências
Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – Terceira edição – Project Management Institute, 2004b
KERZNER, H. Project Management: a systems approach to planning, scheduling and controlling. Eighth Edition, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc, 2003.
Sergio Torres, PMP
Mantenedor do Portal Projeto Diário
Email: sergio@projetodiario.com.br
Diretor e Instrutor do Projeto Diário Treinamentos
www.projetodiario.adm.br
Tel: (11) 5087-8943 / Fax: (11) 5087-8810
www.linkedin.com/in/sergioastorres
www.twitter.com/sergioastorres
Skype: sergioastorres
certificações: PMP, Prince2, COBIT, ITIL, SQMF, MCT, MCP, MCSA, MCSE e MCTS e MCITP.
Autor
-
Atualmente, ocupa a posição de Gerente de Programa para projetos estratégicos e também Coordenador da equipe de Gerentes de Projetos de Tecnologia e Segurança da Informação em uma grande instituição. Com uma ampla bagagem, já ministrou diversos cursos preparatórios e possui as certificações PMI-PgMP, PMI-RMP, PMI-PMP e PMI-ACP, entre outras.
Vamos nos conectar no LinkedIn? Clique aqui para adicionar Sergio Torres à sua rede
Conheça os Treinamentos da Projeto Diário!
Ver todos os posts