Jogo de Gestão de Projetos - Recursos Humanos

Jogo de Gestão de Projetos – Recursos Humanos

O Gerenciamento de Recursos Humanos do projeto é o núcleo da gestão de projetos, compostos dos processos do dia-a-dia com os quais o gerente de projetos conta para garantir que todas as partes do projeto funcionem juntas. É um processo contínuo e diário que o gerente completa para garantir que o projeto prossiga do início ao fim.
Um bom gerente de projetos deve possuir habilidades em negociação e gerenciamento de conflitos de interesses, habilidades gerais de gerenciamento, boa comunicação, organização, familiaridade técnica com o produto, etc.

Conheça o SuperManager e encontre as entradas, técnicas e ferramentas e saídas dos processos que envolvem o gerenciamento de Recursos Humanos do projeto.

No final de cada fase, encontre o patrocinador e passe todas as informações que adquiriu nos processos de gerenciamento de projetos.

Boa sorte no jogo e divirta-se aprendendo!!!

Instruções:

Movimentação para Direita – Seta para Direita

Movimentação para Esquerda – Seta para Esquerda

Pular – Barra de Espaço

Faça o Download do Mapa de Processos do PMBOKº 5 Edição e Organize-se em seus Estudos e / ou Empresa

Você encontrará diversos vilões. Fuja dos vilões “Falta de Recursos” e “Sem Identificação aos Riscos”, pois não é possível eliminá-los.  A “Capacitação em Melhores Práticas” aumenta sua Oportunidade.

falta-de-recursos

.
Falta de Recursos: Não existe projeto sem recursos humanos e/ou materiais, desta forma, a falta de planejamento e controle costuma levar ao encerramento imaturo do projeto.

 

sem-planos-de-resposta-ao-risco

.
Sem Identificação aos Riscos: Quem identifica os riscos e não traça um plano de resposta, não é pró-ativo.É importante saber o que fazer, e desenvolver uma lista   com todos os riscos, com critérios de criticidade e um plano para lidar com cada risco.

 

capacitação-em-melhores-praticas

Capacitação em Melhores Práticas: Por que não utilizar uma metodologia ou ferramenta conhecida e aplicada pelos maiores players do mercado em sua área? Uma metodologia é uma sequência de processos que permite um maior controle sobre os recursos que serão utilizados no projeto. Controlando melhor o projeto, sua equipe será mais eficiente e entregará o projeto com maior grau de acerto em termos de escopo, prazo e custo e aumentará a satisfação do seu cliente.

 

Escopo-Incompleto

.
Escopo Incompleto: Ocasionado por falta de planejamento em detrimento a diversos fatores.

 

Cronogramas-Irrealistas

.
Cronogramas Irrealistas: Muitos problemas relacionados a pressa do patrocinador ou inexperiência dos gestores em definir escopo, prazo, custos, qualidade, recursos humanos e materiais, sem sequer analisar riscos nos projetos.

 

atraso-de-fornecedor

Atraso de Fornecedor: Normalmente um risco não identificado, ou um plano de resposta ao risco que não foi aplicado de forma correta.

 

falta-de-controle

 .
Falta de Controle: Não adianta planejar, se não há controle. O controle deve fazer parte do cotidiano do Gerente de Projeto.

 

 

papeis-e-responsabilidades-nao-definidos

.
Papeis e Responsabilidades não definidos: É extremamente importante que o Gerente do projeto conheça os interesses de todos os envolvidos e defina os papeis e responsabilidades  de acordo com as habilidades e experiências de cada integrante da equipe.

 

 

aplicação-de-gold-plating

Aplicação de Gold Plating: Em projetos, o Gold Plating deve ser evitado. Este conceito é conhecido quando o cliente pede algo a mais que não foi contratado no escopo do projeto e o Gerente de Projeto inclui esta requisição, sem analisar o impacto da mudança.

 

mudança-constante-do-escopo

.
Mudança Constante do Escopo: Ocorre quando não há uma definição clara do projeto pelas partes interessadas.

 

requisitos-ambiguos

 Requisitos Ambiguos: Um requisito ambiguo possui distintas interpretacões. É importante definir claramente o que as partes interessadas esperam do produto e/ou serviço do projeto e apresentar apenas uma interpretação.

 

estouro-de-orçamento

.
Estouro de Orçamento: Normalmente ocorrido por falta de planejamento e controle, identificação de riscos, etc.

 

 

profissionais-não-capacitados

 Profissionais não Capacitados: Existem casos que a equipe é formada para o projeto, porém, ocorrem inconformidades porque muitos não são capacitados ou não conhecem o novo trabalho, podendo ocorrer desmotivação pelos profissionais e um projeto sem a qualidade esperada.
Frase famosa: “Perdi um excelente técnico e ganhei um péssimo gerente”.

 

falhas-em-comunicação

Falhas em Comunicação: Teoricamente 90% do tempo do gerente de projeto é voltado para comunicação, desta forma, comunique-se. Cada parte interessada possui uma expectativa e precisa saber sobre o projeto. O plano de comunicação é extremamente importante no projeto. Lembre-se que não é somente o peixe que morre pela boca.

 

falta-de-liderança

.
Falta de Liderança: O sucesso do projeto está diretamente relacionado a liderança, pois o gestor precisa manter a equipe motivada, conhecendo as necessidades de cada um mostra o caminho. Existem diversos perfis de lideres, e cada perfil atende uma situação.

 

descumprimento-de-prazos

.
Descumprimento de Prazos: Atraso em projeto pode ser ocasionado por diversos fatores, porém, é muito comum este problema ocorrer em projetos.

 

reunioes-sem-pauta

.
Reuniões sem Pauta: Existem reuniões que servem somente para agendar as próximas reuniões. Uma reunião sem o objetivo de resolver algum problema ou otimizar alguma situação é extremamente desnecessária e cara, por isso, a pauta é importante, não deixando de lado os demais pontos para gerenciar uma reunião eficaz.

 

 

diferenças-culturais

Diferenças culturais: Sem pensar de diferenças culturais voltadas para outros países, no próprio Brasil temos uma diversidade cultural e étnica gigantesca e precisamos saber lidar da melhor maneira com essa situação. Em um projeto, a equipe multidisciplinar pode mesclar culturas e etnias, e esta diversidade traz, muitas vezes, novas idéias e dinâmicas ao projeto.

 

falta-de-envolvimento-das-partes-interessadas

Falta de Envolvimento das Partes Interessadas: A falta de envolvimento das partes interessadas geram falta de entendimento do projeto, e por consequencia, ocorrem retrabalhos, aumento do prazo, custo, escopo, conflitos, insatisfação do cliente e encerramento do projeto.