Implantação de Escritório de Projetos

Padronize seu gerenciamento e de sua equipe com as melhores práticas e/ou metodologias do mercado (PMI, PRINCE2® e Projetos Ágeis) e ganhe em escala e produtividade.

Trabalhamos com as melhores ferramentas de gestão de projetos, como Microsoft Project, entre outros.
Desenvolvemos com o cliente uma metodologia que atenda a necessidade do negócio. Já possuímos templates previamente desenvolvidos para acelerar o processo de implantação.
Participaremos com sua equipe na implantação e faremos o acompanhamento dos projetos para que o método se torne funcional em sua organização e o Escritório de Projetos se torne um Centro de Excelência.
Como funciona?

 

Não consegue visualizar o mapa mental no site? Baixe o mapa mental em PDF

Obs: Funciona apenas nas versões atuais do Acrobat Reader

Melhores Práticas do Mercado: Já utiliza uma metodologia ou ferramenta conhecida e aplicada pelos maiores players do mercado em sua área? Uma metodologia é uma sequência de processos que permite um maior controle sobre os recursos que serão utilizados no projeto.
Controlando melhor o projeto, sua equipe será mais eficiente e entregará o projeto com maior grau de acerto em termos de escopo, prazo, custo e aumentará a satisfação do seu cliente.

Abaixo estão alguns problemas identificados em diversas empresas que não possuem uma metodologia eficaz. Caso identifique algo que ainda existe em sua empresa, entre em contato conosco que certamente poderemos te ajudar.

Escopo Incompleto: Ocasionado por falta de planejamento em detrimento a diversos fatores.

Cronogramas Irrealistas: Muitos problemas relacionados a pressa do patrocinador ou inexperiência dos gestores em definir escopo, prazo, custos, qualidade, recursos humanos e materiais, sem sequer analisar riscos nos projetos.

Atraso de Fornecedor: Normalmente um risco não identificado, ou um plano de resposta ao risco que não foi aplicado de forma correta.

Falta de Controle: Não adianta planejar, se não há controle. O controle deve fazer parte do cotidiano do Gerente de Projeto.

Papeis e Responsabilidades não definidos: É extremamente importante que o Gerente do projeto conheça os interesses de todos os envolvidos e defina os papeis e responsabilidades de acordo com as habilidades e experiências de cada integrante da equipe.

Aplicação de Gold Plating: Em projetos, o Gold Plating deve ser evitado. Este conceito é conhecido quando o cliente pede algo a mais que não foi contratado no escopo do projeto e o Gerente do Projeto inclui esta requisição, sem analisar o impacto da mudança.

Mudança Constante do Escopo: Ocorre quando não há uma definição clara do projeto pelas partes interessadas.

Requisitos Ambíguos: Um requisito ambíguo possui distintas interpretações. É importante definir claramente o que as partes interessadas esperam do produto e/ou serviço do projeto e apresentar apenas uma interpretação.

Estouro de Orçamento: Normalmente ocorrido por falta de planejamento e controle, identificação de riscos, etc.

Profissionais não Capacitados: Existem casos que a equipe é formada para o projeto, porém, ocorrem inconformidades porque muitos não são capacitados ou não conhecem o novo trabalho, podendo ocorrer desmotivação pelos profissionais e um projeto sem a qualidade esperada.

Frase famosa: “Perdi um excelente técnico e ganhei um péssimo gerente”.

Falhas em Comunicação: Teoricamente 90% do tempo do gerente de projeto é voltado para comunicação, desta forma, comunique-se. Cada parte interessada possui uma expectativa e precisa saber sobre o projeto. O plano de comunicação é extremamente importante no projeto. Lembre-se que não é somente o peixe que morre pela boca.

Falta de Liderança: O sucesso do projeto está diretamente relacionado a liderança, pois o gestor precisa manter a equipe motivada, conhecendo as necessidades de cada um. Existem diversos perfis de líderes, e cada perfil atende uma situação.

Descumprimento de Prazos: Atraso em projeto pode ser ocasionado por diversos fatores, porém, é muito comum este problema ocorrer em projetos.

Reuniões sem Pauta: Existem reuniões que servem somente para agendar as próximas reuniões. Uma reunião sem o objetivo de resolver algum problema ou otimizar alguma situação é extremamente desnecessária e cara, por isso, a pauta é importante, não deixando de lado os demais pontos para gerenciar uma reunião eficaz.

Diferenças culturais: Sem pensar de diferenças culturais voltadas para outros países, no próprio Brasil temos uma diversidade cultural e étnica gigantesca e precisamos saber lidar da melhor maneira com essa situação. Em um projeto, a equipe multidisciplinar pode mesclar culturas e etnias, e esta diversidade traz, muitas vezes, novas ideias e dinâmicas ao projeto.

Falta de Envolvimento das Partes Interessadas: A falta de envolvimento das partes interessadas geram falta de entendimento do projeto, e por consequência, ocorrem retrabalhos, aumento do prazo, custo, escopo, conflitos, insatisfação do cliente e encerramento do projeto.

 

PRINCE2 is a registered trade mark of AXELOS Limited. Used under licence of AXELOS Limited. All rights reserved.