Archive for Gerenciamento de Recursos Humanos

As Diferenças entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas

As Diferenças entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas Os avanços observados nas últimas décadas têm levado as organizações a buscarem novas formas de gestão com o intuito de melhorar o desempenho, alcançar resultados e atingir a missão institucional para o pleno atendimento das necessidades dos clientes. Nota-se também que o sucesso das organizações modernas […]

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Diferenças entre Coaching, Mentoring, Counseling e Holomentoring

“Coaching” é uma relação entre alguém que quer e precisa crescer pessoal e profissionalmente encontrando soluções para os seus problemas – o Cliente – e um facilitador treinado – o Coach – cujo papel é levar o Cliente a alcançar os seus objetivos de desenvolvimento. Pode ser realizado para apenas uma pessoa ou pode ser […]

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Análise e Descrição de Cargos: Como Fazer Corretamente

Hoje, os cargos requerem maior flexibilidade e participação contínua das pessoas transformando-as em equipes multidisciplinares mutáveis com o ambiente. O cargo pode-se analisar numa maneira global onde todas as atividades são executadas por um ocupante e que se situa em uma posição no organograma organizacional. A posição do cargo mo organograma define o nível de […]

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Gestão por Valores

Gestão por Valores Trocar os tradicionais estilos de gestão por controle ou por objetivos por um modelo fundado em valores e baseado na confiança foi a proposta apresentada no Conarh por Simon Dolan, diretor científico do Instituto de Estudos Laborais da Esade Business School, de Barcelona. Na visão de Dolan, existem quatro tipos de empresa: […]

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O Que Constitui o Poder Pessoal de Um Verdadeiro Líder?

O Que Constitui o Poder Pessoal de Um Verdadeiro Líder? 1. Um verdadeiro líder não tem qualquer dificuldade em atrair bons aderentes. Uma pessoa que mostra qualidades de um verdadeiro líder não tem dificuldade alguma em obter apoio eficiente. Os outros têm todo o prazer em segui-lo, sem sequer pensarem nisso. Esta é uma das características do […]

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Dinâmicas de Grupo: Desenvolve o Comportamento Organizacional?

Dinâmicas de Grupo: Desenvolve o Comportamento Organizacional? A dinâmica de grupo faz vivenciar situações análogas ao dia-a-dia de trabalho. É um procedimento que poderá ajudar na mudança de comportamento, além de identificar como a pessoa age em grupo. O aumento da concorrência entre as empresas provoca valorização de características pessoais até recentemente pouco exigidas dos […]

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As Várias Estruturas Organizacionais: Uma Explicação Simples

As Várias Estruturas Organizacionais: Uma Explicação Simples Este singelo artigo tem como objetivo esclarecer aos graduandos iniciantes em administração alguns pontos percebidos por mim que ainda deixam algumas dúvidas. As estruturas organizacionais observadas indicam que as pequenas empresas apresentam um organismo burocrático com um único nível hierárquico. Ao crescer, desenvolvem uma estrutura elementar, baseada nas […]

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Treinamento Através da Ferramenta T.E.A.L

Treinamento Através da Ferramenta T.E.A.L Significa “Treinamento Experiencial ao Ar Livre”, usado como ferramenta no desenvolvimento de seus profissionais. Criado pela Dinsmore Associates em 1992, com a introdução no mercado brasileiro da metodologia outdoor training pelo consultor Paul Campbell Dinsmore, o TEAL provocou evolução e evoluiu durante os anos firmando-se como uma ferramenta de aplicações […]

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Como Desenvolver suas Habilidades?

Eu faço o que mais gosto e ainda me pagam por isso. Quantas pessoas podem dizer essa frase com convicção? Não muitas, com certeza. Artistas, empreendedores, profissionais liberais, educadores, profissionais que gerenciam suas carreiras, um universo que parece grande, mas não representa nem 20% do mercado de trabalho. O importante é se perguntar de qual […]

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O Perfil do Líder Através da Teoria 3-D da Eficácia de Liderança

A Teoria de Reddin (1977) foi desenvolvida a partir de uma série de pesquisas realizadas por psicólogos nos Estados Unidos e denominada “Teoria 3-D da Eficácia de Liderança”. Eles consideravam que os principais elementos do comportamento dos líderes/gerentes baseavam-se nas tarefas a serem executadas e nas relações com as pessoas. As pesquisas concluíram que os […]

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